top of page

Concurso nacional de projetos para habitação de interesse social - ATHIS - SC

O concurso nacional de projetos para habitação de interesse social - ATHIS - SC, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU - SC), tinha como objetivo o desenvolvimento de propostas de habitação de interesse social com soluções inovadoras, que explorassem a flexibilidade espacial, modulação e pré-fabricação. 

 

Talvez o maior desafio de se propor uma habitação que possa ser utilizada em diferentes locais e contextos seja justamente a necessidade de que ela cumpra seu papel de maneira equânime aos distintos moradores das distintas localidades em que for implantada. A premissa básica para que isso pudesse ser atingido pautou-se na possibilidade de diferentes conformações espaciais a partir de elementos padronizados. Sendo assim, procurou-se a elaboração de variações tipológicas que pudessem atender às diferentes necessidades impostas pelos distintos locais em que seriam implantadas. A partir de um módulo habitacional básico foram propostas 3 tipologias habitacionais: casa térrea, casa térrea linear e casa sobreposta. Assim, terrenos com limitações espaciais distintas podem ser ocupados com a tipologia que mais se adeque à situação.

 

A modularidade utilizada facilita e agiliza o processo construtivo, já que permite a pré-fabricação de partes da habitação. Foi desenvolvido um módulo habitacional básico, de dimensões 3,24m x 6,24m e altura de 2,92m que, quando combinado de maneiras distintas, configura as 3 tipologias propostas. As 3 tipologias utilizam 3 módulos básicos para cada unidade habitacional: na tipologia A (casa térrea), os módulos são dispostos lado a lado a partir da dimensão maior; na tipologia B (casa térrea linear), a partir da dimensão menor, configurando uma casa mais estreita e comprida; na tipologia C (casa sobreposta), assim como na tipologia A, porém sobre outro conjunto de módulos. As esquadrias e demais painéis de fechamento também seguem uma padronização de dimensões (1,00m x 2,50m), permitindo rearranjos até mesmo de aberturas nas fachadas, caso necessário.

 

Os ambientes das habitações foram pensados de modo a permitir a instalação de mais um dormitório, sem que se perdesse a pretendida separação entre áreas sociais e áreas íntimas. No caso das tipologias A e C (pavimento térreo) a utilização do cômodo de expansão como área comercial de acesso independente é facilitada pela proximidade deste com a área de acesso à residência, sendo necessária apenas a troca da esquadria original por uma porta. 

Data: novembro de 2021

Local: Santa Catarina, Brasil

Área: unidades de 60,65m² e 69,54m²

Premiação: Projeto Finalista

bottom of page